Pular para o conteúdo principal

No dia 03 de Dezembro o mundo celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data, instituída em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes.

Apresento-lhes o Henrique, uma linda criança com AME tipo 1, que veio para mostrar que inclusão é possível. Ele é uma criança ativa dentro das possibilidades, participa de festas, frequenta área de lazer, shoppings, piscina, e tudo que é acessível e seguro para ele.
Sabemos que ainda tem muitos processos para que o deficiente seja aceito e o principal, RESPEITADO por todos. Existem muitas áreas que terão que melhorar, tais como: saúde - qualidade de vida, não é porque tem uma deficiência, que não precisa de cuidados adequados, terapias, médicos que entendam a doença. Educação - ser aceito por todos os funcionários da escola, ter acessibilidade ao espaço escolar, aprimoramento da equipe envolvida com a criança, trabalho com os demais estudantes para que não haja exclusão, números reduzidos de alunos em sala de aula, plano individual do aluno e flexibilização curricular. Diversão - espaço adaptado e acessível para que possam adentrar o espaço, som ajustável, pois as crianças com TEA tem hipersensibilidade ao som, espaço amplo para facilitar um cadeirante.
Existem muitos outros fatores a serem ajustados, citei apenas alguns, pois a lista é grande. Porém o mais importante de todos é a ACEITAÇÃO e AMOR AO PRÓXIMO, pois quando se tem aceita o outro e tem amor ao próximo, o resto é consequência. As adaptações serão feitas por AMOR e RESPEITO, sem que seja uma obrigatoriedade ou necessidade de leis para ser feito.



Comentários